Com o apoio da Via Ágil e a presença do ônibus Rosa e Azul, acontece neste domingo, 22, a partir das 8h, na área de lazer do Parque da Rua do Porto a caminhada Outubro Rosa. A concentração será perto do Sino da Paz e várias atividades relativas à saúde vão acontecer simultaneamente. Às 07h00, o ônibus especial Azul e Rosa estará no Terminal Central esperando os participantes e sairá com destino a Rua do Porto às 07h30.

Durante toda a manhã, as entidades que estão participando da organização do evento, junto com a Secretaria da Saúde, vão desenvolver atividades de prevenção em saúde. Será um momento de descontração e conscientização sobre a saúde da mulher. Haverá aquecimento e alongamento com  Lian Gong, para início das atividades, a caminhada dentro do parque e Zumba, para fechar o encontro.

int_caminhada

Grupo Amigas da Onça vai se apresentar no evento

O Grupo Amigas da Onça, formado por pacientes do Cecan, apresentará versão da música Trem Bala, logo depois a caminhada, para enfatizar a importância do autoexame e mostrar que mesmo após um diagnóstico de câncer as mulheres estão vivendo melhor. O objetivo  é proporcionar um novo olhar sobre as mulheres que detectam o câncer.

Além da Via Ágil participam da organização da Caminhada Outubro Rosa o Hospital Fornecedores de Cana (HFC), Santa Casa, Associação Ilumina, Unimed, Unimep, Anhanguera, Conselho Municipal de Saúde e Conselho Municipal da Mulher. São as seguintes secretarias de governo envolvidas: Saúde, FUSSP, SemacTur, Sedema, Semuttran e Semob.

ATIVIDADES

A Santa Casa Saúde estará com uma tenda para testes de glicemia. Contará também com os seguintes apoiadores que vão oferecer cuidados à beleza da mulher: Academia e Clínica de Fisioterapia CLIF, com bioimpedância e quick massage; Cosméticos LOLLA,  com massagem relaxante. Um fotógrafo estará presente para fotos dos principais pontos do evento.

O Cecan fará maquiagem com equipe Mary Kay, entregará panfletos explicativos referente ao câncer de mama e fitinhas rosa pelo grupo de mulheres Amigas da Onça, que fará támbém a apresentação musical. Haverá ainda aulas de artesanato para quem quiser aprender a pintar guardanapos com giz de cera.

Na tenda da Associação Ilumina, um dentista vai falar sobre câncer de boca e os males do tabagismo. Serão vendidos artesanatos e haverá distribuição de informativos sobre prevenção e diagnóstico. O Hospital Fornecedores de Cana (HFC) estará com uma nutricionista e uma equipe de enfermagem para falar sobre fatores de risco.

buss_tratado

Ônibus Rosa e Azul será exposto dentro da área de lazer

A Unimed – Piracicaba estará com enfermeiros para aferir pressão arterial, dar dicas sobre nutrição e realizar jogos do movimento, além de orientar sobre prevenção do câncer de mama. A Zumba, que vai animar o público no encerramento da manhã, será também de responsabilidade da instituição, em parceria com a Via Ágil.

A Unimep estará com três grupos: O curso de Ciências Biológicas vai despertar a curiosidade sobre a composição dos alimentos consumidos diariamente a fim de contribuir na promoção da leitura crítica dos rótulos dos alimentos mais consumidos pela população. O curso de Enfermagem vai ensinar a realizar autoexame de mama, explicar como é feito o papanicolau e orientar sobre o HPV. O curso de Fisioterapia orientará sobre a prevenção e detecção do linfedema, complicação comum das cirurgias de mastectomia e de câncer ginecológico.

 

PROGRAMAÇÃO (22/10)

07h30 – Saída do ônibus Azul e Rosa do Terminal Central

8 horas: Concentração com Lian Gong

8h15: Abertura oficial

9 horas: Caminhada

9h45: Show Amigos da Onça

10 horas: Zumba