A Via Ágil conta com mais de duzentos ônibus que diariamente percorrem a cidade levando e trazendo os piracicabanos. Esse trabalho na rua todo mundo vê, porém uma grande equipe interna não mede esforços para manter os veículos sempre em ordem. São mecânicos, eletricistas, manobristas, borracheiros e muitos outros, que atuam durante 24h na garagem da empresa para que de madrugada as conduções iniciem o seu trabalho.

Equipe diurna

Equipe diurna

Hoje, vamos contar o trabalho realizado por 19 pessoas. Um grupo que se divide em três turnos para manter os ônibus sempre limpos. Hosana Rodrigues Anhão é a líder do período diurno e diz que sua equipe tem uma grande responsabilidade nas mãos. “Temos que deixar tudo limpo. Varrer, jogar água dentro e fora, passar pano. Enfim, não pode passar nada. Temos que estar sempre atentos”, conta.

O turno começa logo cedo, muitos carros vêm do setor de manutenção e neste caso é necessário ficar atento aos detalhes. “Graxa, óleo são comuns encontrarmos nesses ônibus, pois os mecânicos estavam trabalhando neles e por isso temos que ter mais atenção e esses detalhes”, explica.

Já no turno da noite, que tem início com um grupo intermediário às 16h, o trabalho é mais focado nos ônibus que chegam das ruas. Com uma frota muito grande, diariamente a equipe liderada por Patrícia Regina Aparecida do Santos precisa fazer um “pente fino” em 100% da frota.

“Todos que estão no pátio são limpos, nós varremos e passamos pano, porém em vários deles é necessário uma atenção maior. Essa condução é anotada e o manobrista leva o carro para uma limpeza mais completa”.int_2

Patrícia conta que a sujeira mais comum é terra, principalmente dos ônibus que transitam em estrada de terra ou nas áreas rurais da cidade, mas já encontrou os mais variados tipos de lixo. “Sangue, bebida, chiclete, papeis de bala, até modess já encontramos”, relata Patrícia.

Em casos extremos, quando o motorista detecta dejetos humanos, o carro para na hora e volta para garagem. “São casos que acontecem e temos que estar sempre prontos, pois o carro não pode rodar assim”, explica Hosana.

Patrícia elogia a Via Ágil e diz que a empresa é muito boa para trabalhar. “Aqui temos muitos benefícios e temos que dar valor. A empresa está sempre nos chamando para participar das palestras, capacitações. O pessoal aqui valoriza muito a gente”.

Para Hosana, o trabalho de limpeza é muito importante e as vezes pouco valorizado pela população. “Pessoal não tem ideia de tudo que fazemos aqui dentro para deixar o ônibus sempre em ordem. Sabemos da importância do serviço. Tenho muito orgulho de trabalhar na Via Ágil, pois ela se preocupa com funcionário, com nosso bem estar “.

int_3

Equipe noturna