A Via Ágil em parceria com o seu colaborador Luiz Marcelo Lara apresenta uma série de reportagens que irá contar um pouco da história do transporte e a sua importância para o desenvolvimento da humanidade. Hoje você vai conhecer como tudo começou:

CAPA_1

Os meios de locomoção dos seres-humanos estão diretamente ligados ao seu desenvolvimento. Para entender essa importância é muito simples, o homem sempre buscou uma maneira de otimizar o seu tempo. Logo, sempre buscou diminuir a distância entre dois pontos.

Desde os primórdios da civilização, o homem já sentia a necessidade de transportar seus pertences. A princípio o seu machado de pedra, posteriormente outros utensílios que foram sendo desenvolvidos.

O boi e o cavalo foram, segundo alguns historiadores, os primeiros animais a servirem de locomoção aos seres-humanos, mas sua bagagem foi se tornando cada vez mais volumosa até o ponto em que os animais não podiam transportá-la, tanto no que se refere à capacidade quanto á sua rapidez.

O homem pôs-se a campo, e começou a aproveitar o que existia em seu redor, pois a natureza nos oferece muito mais do que aquilo que aproveitamos atualmente. A energia que existia nos ventos, nas ondas do mar, no sol, estática ou dinâmica, perpétua ou de renovação constante ainda não era explorada, mas começou a ser percebida. 

Para resistir às intempéries e não morrer de fome, o homem construiu abrigos, vestiu-se, trabalhou a terra e alimentou-se, mas ele queria mais…

Na próxima reportagem, o homem começa a se equipar. Maquinas a vapor, petróleo e o salto no progresso da evolução humana.