Com o apoio da Via Ágil, a Prefeitura de Piracicaba, numa parceria com o Espaço Pipa e o Centro de Reabilitação Piracicaba, lançou na última terça-feira (06), a campanha Dia de Doar – #DoaPira: quem doa, transforma! No lançamento, Marina Pechlivanis, sócia fundadora da Agência de Comunicação Umbigo do Mundo – uma das instituições idealizadoras do Dia de Doar no Brasil – proferiu palestra explicando qual o intuito da campanha. “O Dia de Doar gera base para que as pessoas possam multiplicar a cultura e a consciência da doação”, disse Marina.

capa

Cinco bussddor estão circulando pela cidade divulgando a campanha

Na abertura, o prefeito Barjas Negri disse que Piracicaba abraça a campanha por ser uma proposta que visa o voluntariado. “Vivemos em um país com grande diferenças sociais e os voluntários, em todas as esferas, cumprem um importante papel de ajudar os menos favorecidos”, afirmou. O vereador Marcos Abdala, autor da Lei Municipal nº 8.912/2018, que institui a data em Piracicaba, também falou sobre a importância da doação. “Não precisa doar muita coisa, quem não tem nada pode doar um abraço, uma visita, uma hora de conversa”, afirmou.

O #diadedoar é organizado no Brasil pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos e Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica (ABCR), e conta com o apoio da Agência Benjamin, da Fecap. Sua origem é nos Estados Unidos, a partir do GivingTuesday. Hoje, é uma campanha mundial com mais de 45 países oficialmente participantes. O seu intuito é de promover a cultura de doação de maneira descentralizada, criando estímulos para que ONGs de regiões periféricas consigam recursos com pessoas mais próximas. E, que grandes ONGs se movimentem ainda mais, que uma empresa resolva dobrar doações feitas. O objetivo da campanha é gerar mobilização das pessoas para contribuir, a partir da celebração do doar, neste dia.

 

 

 

O prefeito Barjas Negri abriu o lançamento da campanha Dia de Doar em Piracicaba

PIRACICABA – No município, toda a população poderá doar e tornar pública a sua doação a partir do uso da hashtag #diadedoar e #DoaPira nas mídias sociais e na página facebook.com/DoaPiracicaba.

 

DOAÇÕES – São muitas as maneiras de participar do #DoaPira. Vale todo tipo de doação, desde recursos financeiros, materiais de construção, equipamentos eletroeletrônicos e até serviços. O importante é mobilizar os que estão a nossa volta, a vizinhança, a equipe de trabalho, a família, amigos. A pessoas podem encontrar uma organização que esteja participando e verificar como pode ajudá-la; organizar um churrasco, um happy hour, ou qualquer outro evento, e doar a receita para uma organização da sociedade civil; reunir a família, vizinhos, amigos ou colegas de trabalho, e arrecadar roupas, alimentos ou verba, e fazer a entrega em um abrigo, creche ou instituição local no dia 27 de novembro.

 

As empresas podem estimular as doações a partir de campanha interna com funcionários, ou arrecadações com clientes no ponto de venda; doar parte do faturamento do dia, ou de algum produto, como é o caso do MC Dia Feliz, e divulgar na imprensa e para seus consumidores. É possível também estimular que os funcionários realizem alguma ação voluntária no #DoaPira, e mobilizar a equipe para isso.

Estudantes também podem participar doando seu tempo e energia articulando uma campanha para que outras pessoas de sua rede doem recursos ou sejam voluntários em organizações de sua comunidade.

Por parte das organizações, a campanha no município torna-se um incentivo para que cada instituição se prepare a fim de buscar o que mais necessita com a Dia de Doar, definindo um objetivo, comunicando o que deseja e buscando parceiros.

Vale lembrar, que além da Via Ágil a campanha conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade e da Educativa FM.