Dando sequência às ações de proteção às mulheres, a Via Ágil, a Guarda Civil de Piracicaba, o Fundo Social de Solidariedade e a Patrulha Maria da Penha lançarão uma nova campanha abordando a violência doméstica. Este assunto foi discutido hoje, 16/04, no Gabinete do prefeito Barjas Negri, quando Fernando Galvão, coordenador de comunicação da Via Ágil, explicou e mostrou as peças publicitárias da nova campanha.

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A primeira campanha, amplamente divulgada nos terminais e nos ônibus da cidade, abordava a questão do assédio sexual dentro dos coletivos, com o tema “Me respeite”. Desta vez, o foco será na violência sofrida pelas mulheres dentro de sua própria casa. “Tivemos uma ótima visibilidade da campanha e notamos uma conscientização por parte dos usuários do transporte coletivo tanto em relação às pessoas tomarem partido e defender a mulher quando algo acontece, quanto na conscientização em chamar a polícia e fazer a denúncia”, disse Galvão.

Idealizadora da campanha, a presidente do Fundo Social, Sandra Negri, acredita em seu sucesso. “Gostei muito da primeira campanha ‘Me respeite’ e, conversando com a Via Ágil, vimos a possibilidade de dar continuidade ao tema de grande interesse de nossa sociedade”, comenta.

O prefeito Barjas Negri elogiou a nova campanha e aprovou a iniciativa de todos. “Importante essa união entre o setor público e privado. Dessa forma ganhamos força e conseguimos ampliar a divulgação a temas tão importantes como esse”.

Modulo 2aAlém disso, o prefeito ressalta a importância da implantação da Patrulha Maria da Penha pela Guarda Civil, sendo hoje uma referência no combate à violência contra a mulher. Para ele, os seus números demonstram o quão importante foi mais essa ação social voltada às mulheres. “A Patrulha Maria da Penha já realizou mais de 17 mil rondas e tem resultados efetivos na proteção às mulheres. A denúncia pode ser feita pelo telefone 153. “, disse.

A nova campanha terá uma novidade: além da divulgação nas TVs do Terminal Central, em três backbus e em cartazes espalhados pela cidade, os pontos de ônibus também receberam adesivos alusivos ao tema. Serão 40 pontos estrategicamente distribuídos pela cidade, que aumentarão significativamente a visibilidade da campanha “Temos esses novos pontos todos cadastrados em nosso sistema e eles são em avenidas de grande circulação, desta forma aumentaremos consideravelmente a exposição da campanha”, explica Galvão.

A campanha será baseada em três personagens fictícios. Dona Elisa, uma senhora que sofreu no passado a violência doméstica, mas recebeu ajuda e hoje vive feliz com seus netos; a jovem Valéria, que durante três anos passou pelo mesmo problema, conseguiu superar e vive com seus filhos e, por último, uma imagem que incentiva as mulheres a não mascarar a violência e denunciar os abusos sofridos.

A comandante da Guarda Civil, Lucineide Maciel, ressalta a importância da campanha. “Temos que mostrar às mulheres que é possível ser feliz e que a violência doméstica é um ato inaceitável e precisa ser denunciada. É importante que a denúncia chegue à Patrulha Maria da Penha e as providências sejam tomadas”.

A iniciativa tem como apoiadores a Prefeitura de Piracicaba, Semuttran, Delegacia de Defesa da Mulher de Piracicaba e como parceiros a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Promotoras Legais Populares e Conselho Municipal da Mulher.

Confira as peças publicitárias abaixo:

 

BackBus e Cartazes