interna_01

Grupo conta com pessoas de Jundiaí, Bragança Paulista, Leme, São Paulo e Piracicaba

No último sábado, 12, a Via Ágil recebeu um grupo de apaixonados por ônibus de várias partes do estado de São Paulo. Os Busólogos, como são chamados, é um hobby que ganha adeptos a cada dia. Na visita, eles tiveram a oportunidade de tirar fotos de vários ônibus da frota e ficaram impressionados com a estrutura da empresa. “Não imaginava que o espaço fosse tão grande. Fiquei muito feliz da Via Ágil abrir as portas para nós”, disse o coordenador do grupo, Guilherme Estevan de Bragança Paulista.

A visita teve o apoio de Jean Lucas, assistente operacional da Via Ágil, e também um apaixonado pelo hobby. Há três anos na empresa, Jean explica essa paixão inusitada. “No início pensei que somente eu tinha esse hobby, na escola sempre tiravam sarro. Com a internet, tive a possibilidade de conhecer muita gente que gosta também e fomos criando grupos”, conta.

Jean explica que seu pai era motorista e desde criança convivia na garagem entre os ônibus e foi ali que começou a reparar em cada modelo. “Esses carros tem características peculiares. Dependendo do tipo de janela posso saber de que cidade ele vem. As placas também mostram um pouco da origem deles, os números de cada ônibus são sua identidade. Rodas, chassis, enfim são muitos detalhes que nós observamos e que nos deixam fascinados”, explica.

int_3

Curiosidade: Os números da Via Ágil indicam, da esquerda para direita, Chassi, ano de fabricação e sequência da frota. Nesse exemplo, o carro é fabricado pela Mercedes Benz (2), ano 2012 (12) e o quadragésimo da frota desta sequência (040).

O coordenador do grupo de busólogos, Guilherme Estevan, conta que eles viajam o Brasil inteiro para conhecer novos modelos. Mensalmente existe um itinerário, mas nem sempre a visita é diretamente na garagem. “Muitas vezes vamos para as cidades e ficamos nos pontos de ônibus fazendo as fotos, raramente somos tão bem recebidos como fomos aqui na Via Ágil. Já viajamos para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Paraná. Estamos sempre na estrada”, afirma

O gerente administrativo Murilo Olivetti, conta que a solicitação da visita chegou para ele através do funcionário Jean Lucas e prontamente foi autorizada. “Achamos muito legal esse grupo vir aqui para conhecer nossa estrutura e fazer fotos de nossa frota, inclusive temos oportunidade de aprender com as experiências compartilhadas. As portas estarão sempre abertas”, conclui Olivetti.

Quem são os Busólogos?

Busologia é o termo utilizado para designar a atividade, geralmente praticada como hobby, do estudo do ônibus e dos assuntos relacionados a esse tipo de veículo, como história, fabricantes de veículos , motores, carrocerias, etc. No Brasil, são cerca de 13 mil adeptos e no mundo mais de 40 mil. (fonte:UOL).

Interessados em conhecer mais sobre o hobby podem acessar o site Ônibus Brasil. No site, se encontra uma catalogação completa de vários ônibus em todo território nacional. É possível também conhecer um pouco das atividades dos apaixonados pelo hobby. O site é considerado o maior acervo fotográfico de ônibus do mundo.

int_2

Os busólogos viajam o Brasil inteiro em busca de fotos e detalhes dos mais variados ônibus